Frete Grátis para todo Brasil - válido para telefones via satélite, de 01/11 a 30/11 de 2018

Drone e Terminal Bgan agora podem fazer transmissão ao vivo de videos

Nossa equipe assim como nossos fornecedores buscam diminuir as barreiras físicas em pró de uma comunicação rápida, eficiente e segura. Recentemente, nossos fornecedores desenvolveram uma nova solução para o envio de vídeos online utilizando um drone e um terminal BGAN. Esse novo recurso está expandindo as utilizações de um drone, tornando certos trabalhos mais seguros e menos dispendioso. 

Drones são robôs controlados a distância que tem se tornado bastante popular na industria audiovisual, isso pois são portáteis, leves e de fácil controle, possibilitando a jornalistas, por exemplo, filmar de forma segura conflitos ou situações de risco.

Até o momento, no entanto, o envio desses videos via internet era feito apenas após o drone retornar ao controlador para que então a filmagem pudesse ser enviada via internet. Embora esse processo fosse funcional, ele era demorado e limitava as aplicações dessa tecnologia em certos setores.

A nova proposta desenvolvida pela Inmarsat em parceria com a Parrot possibilita o envio simultâneo do video enquanto o drone continua no ar, expandindo as opções de uso de um drone.

Igor Falção, diretor comercial da Globalsat Brasil, afirma que diretores e técnicos de empresas nas áreas de energia, gás, óleo, petróleo, mineração, mídia e outras deveriam se atentar às novas tecnologias para poupar recursos e tornar certos trabalhos mais seguro.

O envio de técnicos via helicóptero para checagem de dutos e fios, além de muito dispendioso, é sobretudo arriscado. Durante esse processo, caso alguma falha aconteça, seja ela mecânica, humana ou adversidade natural, os riscos tanto de uma perda material como a de um funcionário podem colocar a empresa em uma situação indesejável.

A utilização de robôs para mediar situações de risco tem se tornado cada vez mais comum, pela evolução e barateamento da mesma. Nesse sentido, o recurso de filmagem via drone com transmissão online se demonstra um recurso mais barato e seguro que métodos tradicionais.

As aplicações dessa ferramenta são diversas. Algumas dessas aplicações incluem:

  • Monitoramentos em geral como o de dutos de gás ou fiação elétrica;
  • Monitoramento de desastres naturais como o de um tsunami;
  • Utilização em buscas;
  • Equipes de salvamento;
  • Mapeamento;
  • Inteligencia militar;
  • Pesquisas de campo;
  • Contabilizar o quanto foi extraído de uma mina;
  • Transmitir ao vivo alguma noticia em uma área de conflito

Tudo isso sem a necessidade de gastos como a locação de um helicóptero e deslocamento de pessoal especializado.

Essa solução conta com a utilização de um drone que possui uma camera de alta resolução. O drone, por sua vez, é controlado pelo usuário por meio de um controle. Este controle estará conectado a um encoder/decoder que transmitirá os dados a um terminal BGAN que disseminará essas informações via satélite. Segue abaixo um diagrama.

A equipe Globalsat já disponibiliza essa solução. Caso você tenha alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com nossa equipe.


Equipe Globalsat do Brasil
Equipe Globalsat do Brasil

Autor



Deixe um comentário

Os comentários serão aprovados antes de serem exibidos.